Pesquisar este blog

Sentido, história e comunicação

É transcendental e dialético* o sentido que seguimos enquanto o buscamos, num processo-criação chamado cultura. Processo é comunicação.

É real e metafórico* o que construímos através da tensão dialética em nossas culturas. Diálogo é comunicação.

A cultura determina as formas de poder. Quem tem poder transmite o sentido. Quem sente, dialoga, provocando tensão, e cria cultura:
- O poder dos senhores feudais se sustentara na posse da terra até que as fronteiras se desfizeram no ar (Marx);
- O embate moderno entre a classe trabalhadora e a classe dominante detentora dos meios de produção encontrou a tecnologia e o simbolismo provocando uma possível mudança estrutural (Wolton);
- A globalização, com os meios de comunicação no centro de seu esquema de poder, já emerge propondo sua tensão: entre o global e o local (Hall).

Falamos aqui de Idade Média, Moderna e Pós-Moderna, com a premissa de que não passam de terminologias teóricas formadoras passíveis de complementação e reorganização, principalmente no que tange à última.

A linguagem (Saussure) é a parte do processo comunicacional que nos transporta para o meio simbólico, onde mora o poder. Mesmo que seja construído socialmente na realidade, a forma do poder quem dá é o mito, é a linguagem, é a comunicação.

O quadro atual é de uma aparente oposição entre duas tendências da globalização: a homogeneização cultural e a resistência pela reafirmação do local. Se considerarmos como aliadas, faremos dialogar o já ditado "pensar global e agir local", num hibridismo (Canclini) que produz novas culturas.

Num sentido que é caminho, encontramos um sentido que é significado e devemos promover um sentido que é sentimento. "E o amor é o requinte do sentimento" (Lázaro, Paris, 1862). Mesmo que sendo mais um desses sentidos, a comunicação como diálogo compactua e incita essa sublimação: fé, arte e razão.

Apenas mais um ensaio que representa como esses conceitos se conjugam em mim, sem compromisso com métodos ou linhas de pensamento.

* Citações do comentário deixado na postagem anterior pela Dona Deusa (Sílvia Goulart) do coletivo de arte A Negra Ama Jesus.

Um comentário:

  1. Caro amigo

    E que estes conceitos
    continuem a instigar
    o seu pensamento,
    inquietando
    e acalmando
    sempre que a inteligência
    se sentir questionada.


    Fique com tudo aquilo
    que te acalme o coração.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir