Pesquisar este blog

Trabalho e Solidão

Trabalho. Empregar o tempo é como decidir por onde começar a comer o pedaço de pizza: pelo recheio, pelas bordas (torradas ou não) ou por onde a fome guiar a boca. Às vezes podemos acrescentar algum tempero. A dimensão avaliada agora é a dimensão prática do nosso tempo.

Dormir e comer são ações que realizamos instintivamente. Para além destes, temos o direito de escolha. E quanto há a escolher! Em meio a tanto, está a indecisão. Em geral, preferimos não chegar até ela, simplesmente escolhemos fazer o que é “normal”. Por isto, estereotipamos que as crianças brincam, os jovens se divertem e estudam, os adultos trabalham e os velhos batem papo.

Estas ações já constituem quase um instinto humano do século XXI. Todos estudam para trabalhar e todos trabalham sem saber para quê. Alguns dizem que é por dinheiro, mas ninguém sabe por que ter dinheiro. Há os que afirmam que é para poder desfrutar do que o dinheiro lhe dá. Mas, esqueceu? Todos estudam, trabalham e... não há tempo para “desfrutar”.

O trabalho é fator essencial para o desenvolvimento humano. É em seu cenário que a vida na Terra se desenvolve. “Viverás do suor do teu trabalho” bem ditou a bíblia. Nesta vida estereotipada, você vive do trabalho para poder suar. Retire o trabalho (estudo, brincadeira, conversas – a atividade) de alguém e veja o que lhe sobra. Solidão.

* Texto escrito sob papeis molhados do choro de um desempregado, mas estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário