Pesquisar este blog

A lei de amor: o que te move?

Invariavelmente, as palestras espíritas falam de amor. O maior mandamento, segundo as religiões cristãs, é "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Várias são as contribuições teóricas sobre o assunto.

Na oportunidade de fazer o comentário da leitura do evangelho no Centro Espírita Luz da Verdade, em Palmelo (GO), sobre A Lei de Amor (Cap. XI, itens 6, 7 e 8), meu enfoque foi na análise do móvel das ações humanas, relacionando três aspectos tratados nas instruções dos espíritos da referida leitura:
- a evolução dos instintos à lei de amor (Lázaro, Paris, 1862);
- a aplicação da amorosidade a objetivos específicos (Fénelon, Bordeus, 1861);
- o amor segundo valores culturais (Sansão, Paris, 1863).



"O que te move?" foi a pergunta-eixo da palestra. Quando o poeta Marcus Minuzzi usa o verbo amar, ele o aplica no sentido do instinto, dos objetivos específicos e dos valores ao mesmo tempo: O que você ama é o que te move.

Acredito que, nascendo com o positivismo (e Kardec coloca isso claramente em Obras Póstumas), o Espiritismo traz valores que agora pretendem e podem superá-lo, junto com as formas de opressão que surgiram com o des-envolvimento do liberalismo.

O amor é, também, a energia vital que gera a lei da atração, fazendo os mundos girarem ampliando-se e o desejo humano se objetivar. Quando superarmos o materialismo, poderemos finalmente tender ao equilíbrio da regeneração pela lei de amor. "O ponto de mutação", segundo Fritjof Capra, nos faz rever Yin e Yang, formando a unidade cósmica em cada ser.

* Esta palestra ocorreu no dia 04/11/2013. Nesta semana, as palestras foram proferidas por jovens da Mocidade Espírita Maria Madalena.

Um comentário:

  1. Querido amigo.

    Meu desejo para os que habitam
    o meu coração,
    é um mergulho no tempo,
    onde cada dia,
    é um dia de ano novo,
    e cada sonho,
    uma senha a ser descoberta,
    nesta caminhada rumo a alegria.

    Muito obrigado por sua amizade.
    Que sejamos e façamos felizes a cada dia.

    ALUÍSIO CAVALCANTE JR.

    ResponderExcluir